Seguindo a Jesus, o cristão desfruta de uma esperança imperecível e uma proteção inviolável

1 Pedro 1.1-5

Há duas coisas que Deus guarda: seus escolhidos e a herança.

Destino: cristãos que estavam espalhadas em uma região que representa a Turquia moderna e estavam passando por muitas provações e muitas lutas. Na época o Imperador era Nero. Um personagem psicótico, que perseguia a igreja. Pedro diz segue, continua firma, pois você tem dois privilégios.

Aplicação: Em nosso país as famílias estão vivendo tempos difíceis tendo em vista a ideologia de gênero que tenta mudar o padrão definido por Cristo.

Regeneração é um nascer para um novo estilo de vida. São as pessoas que são regeneradas é que podem viver realmente uma vida nova. O cristão é escolhido por Deus para ser regenerado, gerado de novo, nascido de novo e ter um novo modo de viver.

  • Era importante que eles soubessem quem são (v.1-2). Escolhidos para serem obedientes e serem aspergidos pelo seu sangue.

Alguns usam a bíblia como um manual de auto ajuda e outros como um livro de regras.

 

  • ESPERANÇA IMPERECÍVEL (Vers. 3-4) – A herança prometida por Deus aos Seus é viva, incorruptível, pura e que nunca perde seu valor.
  1. Viva – Não se trata de alguma coisa inerte com os tesouros terrenos. A herança é composta de elementos vivos e que dão vitalidade eterna a você. A morte não pode tocar nesta herança.
  2. Incorruptível – Não será alterada. Assim como foi determinado que seria sua parte, assim permanecerá, sem que seja violado por algum dano.
  3. Pura – Não se trata de algo que possua mancha, contaminação ou defeito. Trata-se de algo que é perfeito e limpo.
  4. Não perde valor – O valor não muda. Será tão valioso naquele como já é hoje.
  5. Guardada (reservada) nos céus – A herança que Deus tem para nós está reservada nos céus e é identificada para você e não para qualquer um. Existe provações gerais (terremotos, epidemias) e também bênçãos gerais (colheita, emprego), mas a herança do Senhor é restrita (o anjo do Senhor se acampa ao redor daqueles que o temem e os guarda).

1 Coríntios 2.9

A esperança ou se tem na pessoa que promete ou você não tem. Na verdade, eu deixo algo aqui porque miro em algo melhor, miro na esperança da minha salvação em Cristo. Essa é a herança que Deus tem para os seus filhos.

 

  • PROTEÇÃO INVIOLÁVEL (Vers. 5)
  1. todo aquele que Deus escolheu, separou e justificou (Cf. vers. 2) será levado por Deus em segurança para tomar posse da herança.
  2. O cerco protetor de Deus (Cf. Jo 10.27-30) é invencível – As ovelhas do Senhor ouvem a sua voz, e seguem a ele e então, elas recebem vida eterna e não irmão morrer. Não há qualquer pessoa que possa retirá-las da mão do Senhor.
  3. Parte da salvação ainda está por ser concluída. Isso é importante ser considerado quando estamos com receio de perder algo ou mesmo de sofrer alguma coisa.

Você deve lembrar disso quando se sentir sozinho, quando as provações parecem insuportáveis, quando não sabe o que fazer. A mensagem do evangelho é para todos, mas algumas porções são especiais para quem é filho de Deus e que já faz parte do reino de Deus.

Conclusão

Entendendo isso, nossa vida de oração pode ser praticada em confiança e descanso. Os textos de 1 Ped. 5.7 e Fil. 4.6 nos ensinam a transferir TODAS as nossas preocupações para Deus.

Perguntas para o encontro de célula:

  • O que te chamou atenção na mensagem?
  • Como a segurança de nossa herança (salvação) em Deus pode nos ajudar a lidar com nossas preocupações do dia a dia?
  • Que ansiedade você precisa lançar ou colocar diante de Deus hoje?