Igreja Batista da Glória

Um igreja da Convenção Batista Brasileira que deseja levar cada membro a viver como servo de Cristo.

Onde está Deus quando perdi tudo?

Gênesis 50.15-19

José era o mais querido do seu pai e acostumou-se a um tratamento especial vindo dele. Mas as revelações sobre o seu futuro de liderança sobre sua família trouxeram problemas. Por vaidade ou por ingenuidade, José revelava sonhos que indicavam claramente este futuro. Ingenuidade ou não, isso soou mal aos ouvidos dos irmãos, enquanto seu pai, suportava por causa do seu amor.

A insatisfação dos irmãos o levou a ser menosprezado por eles. Aos 17 anos, José foi vendido como escravo pelos seus irmãos, vindo a trabalhar no Egito na casa de oficial de Faraó. Mesmo em sua honestidade foi preso por causa de uma difamação. No cárcere teve um comportamento que gerou a confiança do carcereiro, mas a liberdade estava longe. Um dos colegas de cela foi libertado e voltou a trabalhar na presença de Faraó e por dois anos esqueceu-se de José.

José perdeu as regalias do pai, o convívio com a família, e por fim, a liberdade. As Escrituras não apontam que isso tenha sido consequência de pecado de José. E não há nada errado em gostar de ser bem tratado, de viver com uma família em paz e ser livre. Porém, José perdeu tudo. Não tinha mais nada além da própria vida escassa de prazeres. Como ser feliz? Já eram 22 anos que progressivamente José vinha perdendo… perdendo cada vez mais. Como ter esperança quando as coisas vão piorando?

Alguns dos que estão lendo isso podem estar em situação semelhante ou conhecem alguém que vive em circunstâncias parecidas. Perderam emprego ou família ou amigos. Os últimos fatos envolvendo a família ou trabalho, ou colégio não são favoráveis.

O princípio a ser vivido estava muito claro na mente de José:

“José, porém, lhes disse: ‘Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? 20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem…’” (v. 19,20)

Deus diz a todos nós hoje: “Não tenham medo!” Mas talvez você diria: “Tudo bem, mas como dar ordens a angústia que está na minha alma?”. Como dizer ao medo, para não provocar o meu coração?

Precisamos pensar no amor que Deus tem por aqueles que lhe são fiéis. Leia Romanos 8.32-40. Se Deus não poupou o seu próprio Filho, não dará tudo o mais que precisamos? Seria falta de amor de Deus. Não há nada que nos possa separar do amor de Deus que está em Cristo!

Nas palavras de Davi este princípio soa da seguinte forma: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42.5).

Na boca de Habacuque as palavras estão assim: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17-18)

Seja fiel ao Senhor! Obedeça-o na tribulação! Creia no seu amor! E mesmo no meio de tribulações vocês estará feliz!

Meditação

  • O que lhe falta hoje?
  • Como você tem reagido quando lhe falta alguma coisa?
  • O que você pode esperar de Deus nestas circunstâncias?
Anúncios

Deixe seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: