Obediência = Obedecer 1 Samuel 15. 17-30

Baixe o áudio da mensagem

Introdução

– Amalequitas: descendentes de Esaú

(Gênesis 36.12), mas não inocentes, Vs 17-18

Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? …”Sim, tenho!…“. Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta… Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda… Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? ”

– Deus é misericordioso, mas conhece os corações

O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão…” 2 Pedro 3.9-10

Analisando as atitudes de Saul

1- Ele não questionou a ordem dada, mas deu sua própria interpretação: Vs 19-21

“Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas”… Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor…”.

1.1 – No fundo Agague era o seu troféu e

o melhor dos despojos o agrado dos seus soldados, mas para Deus: Vs 22-23

“Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”.

“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

2- Saul percebeu o seu pecado então: Vs 24-29

Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.
Agora eu lhe imploro, perdoe o meu pecado e volte comigo, para que eu adore o Senhor”.

2.1 – Vamos comparar com a atitude de Davi no confronto com Natã:

Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor! ” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá… “A criança morreu? “Sim, morreu“,… Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e adorou”2 Samuel 12:5-23

3- Então qual era a verdadeira motivação de Saul: Vs. 30

Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus”.

Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares”. Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: “Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?”
Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.

4- Então como evitar a síndrome de Saul?

Sabendo que de Deus nada posso ocultar e que preciso me aproximar do seu trono:

“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,…                                                                     

“pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”.

  • Usando a palavra para nossa transformação:
  • “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
  • Romanos 12:2
  • E não para a nossa condenação:
  • “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície”.                
  • CONCLUSÃO
  • Saul se preocupava com a sua imagem/reputação;
  • Davi se preocupava com o seu caráter;
  • Precisamos permitir que Deus transforme o nosso caráter e a usar a Sua palavra como instrumento de transformação de nossas vidas. (Romanos 8.29)
  • PERGUNTAS
  • 1- O que a mensagem falou a você?
  • 2- Você já se pegou preocupado mais com a sua reputação do que com o seu coração?
  • 3- Como você pretende agir de agora em diante para evitar viver para agradar aos outros?

Deixe seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s