Igreja Batista da Glória

Um igreja da Convenção Batista Brasileira que deseja levar cada membro a viver como servo de Cristo.

Congresso Nacional Multiplique

MultipliqueO que é o Multiplique?
Multiplique é um movimento intencional de multiplicação de discípulos e igrejas baseado na visão de Igreja Multiplicadora.

O Multiplique tem avançado a cada dia entre os Batistas Brasileiros! Como Convenção Batista Brasileira, somos gratos a Deus pelas Convenções, Associações, Igrejas e pastores, cuja cooperação tem permitido que o movimento se espalhe pelo país por meio de Congressos e Seminários da visão de Igreja Multiplicadora. Desde março de 2014, o Multiplique realizou 136 encontros com 11.680 participações, sendo 2.713 de pastores (até 8/5/15). Muitas igrejas nas cinco regiões do Brasil estão implementando a visão de Igreja Multiplicadora. Para a glória de Deus, já avistamos grandes resultados em todo a nação! É hora de mais um grande ajuntamento do povo Batista Brasileiro para celebrarmos a multiplicação que, pela ação graciosa de Deus, já está acontecendo em todo o país. Faça parte do Multiplique 2015!

Como foi ano passado?

Em 2014, fomos acolhidos pelos batistas paranaenses na Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba, e outras igrejas cooperantes da Convenção Batista Paranaense. Mais de 500 líderes das 5 regiões do Brasil foram grandemente abençoados.

Quando e Onde Será?

O Congresso Multiplique 2015 será de 20 a 23 de outubro no SESC em Guarapari – ES. Esse centro de turismo social e lazer possui 561 apartamentos equipados com TV, frigobar, telefone e ar condicionado, restaurante com 1.300 lugares em sistema de autoatendimento, bar e lanchonete, sala de estar, sala de TV e vídeo, salão de festas, salão de jogos, posto de enfermagem, loja de souvenir/conveniência, lavanderia, playground, quadras poliesportivas e áreas livres. Pensando no bem-estar dos participantes, reservamos um tempo livre à tarde para desfrutarem dessas preciosas instalações, incluindo parque aquático com piscinas (adulta e infantil), toboágua, chafariz, ducha, correnteza e brinquedos diversos, tudo isso com vestiários e guarda-volumes. Nossos encontros serão realizados no Centro de Convenções, com a seguinte estrutura:

  • Estacionamento amplo;
  • Auditório com 1.050 lugares;
  • Auditório com 500 lugares;
  • 2 auditórios de apoio com 129 lugares (cada);
  • 6 salas de apoio, 2 salas com 50 lugares e 4 salas com 80 lugares.
  • Hall para exposições, secretaria e espaço para coffee break, com sonorização ambiente e ambientes climatizados.

Tudo isso está sendo preparado para que juntos desfrutemos do melhor que o Senhor tem para cada um de nós durante os dias do Multiplique.

Qual será a temática do Multiplique 2015?

Este ano, o tema será o Relacionamento Discipulador. Abordaremos o valor do discipulado relacional e como podemos desenvolver esta caminhada um a um. Na visão de Igreja Multiplicadora, o Relacionamento Discipulador é o relacionamento intencional entre um discípulo multiplicador com outra pessoa visando torná-la outro discípulo multiplicador. Ele compreende o convívio, o acolhimento, a intercessão, o zelo pela pessoa, o ensino e a solicitação de contas.

O Relacionamento Discipulador não é um conceito novo, mas um resgate do que nós, como Batista Brasileiros, vivenciamos nas décadas de 70 e 80, influenciados pelas literaturas e capacitações realizadas pela Junta Publicadora de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira, a JUERP. Dois livros do Dr. Waylon Moore, Integração Segundo o Novo Testamento e Multiplicando Discípulos, influenciaram uma geração, pois são verdadeiros manuais sobre como cuidar bem dos novos discípulos.

Essa ênfase de cuidado de pessoas uma a uma, de se relacionar intencionalmente com alguém objetivando levá-lo a conhecer mais de Cristo e a se multiplicar tem suas origens na própria caminhada de Jesus com seus discípulos. Em todas as épocas da história da Igreja temos notado isso acontecer, quando homens e mulheres colocaram a Grande Comissão como prioridade em suas vidas e realizaram grandes obras para a glória de Deus.

Ultimamente, grande parte deste movimento é fruto da influência dos Navegadores (The Navigators – http://www.navigators.org), que teve início na década de 30 por Dawson Trotman. O objetivo dos Navegadores era espalhar as boas novas de Cristo por meio de relacionamentos intencionais com vista ao crescimento espiritual dos novos discípulos através da Palavra de Deus e à sua multiplicação. O fundamento desse movimento é 2ª Timóteo 2.2: “O que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e aptos para também ensinarem a outros”.

Os Navegadores tinham como base o cuidado individual modelado por Barnabé para com Paulo e por este para com Timóteo, Tito e tantos outros. Dawson Trotman destacava a importância de passarmos horas com novos crentes, individualmente e em pequenos grupos em busca de ensiná-los a obedecer a Bíblia e a orar e encorajá-los a se multiplicar.

Esse movimento influenciou os batistas americanos e inúmeras outras denominações e instituições, inclusive a Cruzada Estudantil Profissional para Cristo, com Bill Bright. Essa influência chegou até nós, batistas brasileiros, através dos livros do Dr. Waylon Moore, que é um dos homens treinados pelos Navegadores e que tem vivido vive estes princípios em sua história de vida.

Segundo mencionado na história dos Navegadores, Billy Graham convidou Dawson Trotman para ajudá-lo a capacitar discipuladores para atender aos milhares de pessoas alcançadas pelas suas cruzadas evangelísticas. Durante esse tempo, tornaram-se amigos próximos, a ponto de Billy Graham ser o pregador em seu funeral, em 1956, quando testemunhou: “Creio que ele tocou mais vidas do que qualquer outra pessoa que já conheci. Nós hoje representamos milhares de pessoas tocadas por esse grande homem”.

No Multiplique 2015, teremos a oportunidade de ver como um dos preletores o Dr. Waylon Moore, muito conhecido como mestre de discipulado na igreja local. Treinado por Dawson Trotman, tornou-se um grande praticante do discipulado um a um, dedicando-se ao relacionamento intencional com novos cristãos para levá-los à maturidade e à multiplicação.

Veja o que o Dr. Moore já nos ensinava aos Batistas Brasileiros na década de 80 através do seu livro “Multiplicando Discípulos”, lançado pela JUERP:

“Os líderes eclesiásticos, por toda parte, estão começando a perceber o vasto potencial que existe na abordagem feita a pequenos grupos, e especialmente no discipulado um a um, para conseguir a multiplicação efetiva” p. 5.

“Se o pastor, ou missionário, começar um ministério individual, um a um, com um ou dois discípulos, todavia todo o processo de multiplicação poderá ter lugar bem rapidamente” p. 6.

“A medida que o discípulo recebe treinamento individual (por um discípulo mais maduro), ele se torna capaz de multiplicar-se. Um multiplicador tem treinado um ou mais discípulos, que alcançaram outras pessoas. Um edificador de multiplicadores treina outros multiplicadores” p. 32.

“A formação de liderança deve ser a prioridade no ministério do pastor. Ele deve começar a discipular os seus oficiais e seus diáconos e deve reunir-se também regularmente com um ou dois leigos” p. 119.

“Qualquer discípulo pode multiplicar sua vida em Cristo, aplicando os princípios bíblicos a sua Igreja local. De sua igreja, Deus enviará homens e mulheres que farão discípulos de todas as nações” p. 129 e 130.

“O discipulado no nível pessoal, um a um, é a maneira mais rápida que conheço para se desenvolver líderes espirituais que podem multiplicar outros discípulos” p. 134.

“Tanto o relacionamento quanto os resultados parecem mais duradouros no discipulado individual” p. 134.

Quem serão nossos preletores?

Além do Dr. Waylon Moore, teremos os seguintes preletores nas Plenárias:

Fernando Brandão – Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais da CBB

Roberto Silvado – Pastor Titular da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba-PR

Gilson Breder – Pastor Titular da Primeira Igreja Batista de Campo Grande-MS

Márcio Tunala – Pastor de Pequenos Grupos da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba-PR e autor do livro Pequeno Grupo Multiplicador: Compartilhando o Amor de Deus por meio dos Relacionamentos

Marcos Paulo Ferreira – Pastor de Educação Cristã da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba-PR

Walmir Andrade – Pastor da Segunda Igreja Batista em Palmas-TO

Wander Gomes – Pastor Titulas da Primeira Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes – RJ

Preletores nas Oficinas:

Samuel Mouta – Gerente Executivo de Missões-JMN

Cirino Refosco – Coordenador de Plantação de Igreja RJ, MN e ES-JMN

Fabrício Freitas – Gerente Executivo de Evangelismo-JMN

Diogo Carvalho – Gerente Operacional de Evangelismo-JMN

Roosevelt Arantes – Missionário de Missões Nacionais

Jaqueline dos Santos – Líder Nacional de Evangelização de Crianças-JMN

Elaine Santos – Ministra de Educação Cristã da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba-PR

Quais serão os temas das Plenárias?

Nas plenárias no auditório principal, abordaremos os seguintes temas:

  • O movimento de Multiplicação de Discípulos – Fernando Brandão
  • O Relacionamento Discipulador no Aperfeiçoamento de Líderes – Marcos Paulo Ferreira
  • A Visão Discipular na Igreja – Gilson Breder
  • O RD com Supervisores e o Valor da Supervisão – Roberto Silvado
  • A Paixão de Alcançar Vidas – Walmir Andrade
  • Vivendo a Multiplicação – Wander Gomes

Na Prática

Durante as manhãs, teremos uma novidade: o NA PRÁTICA. Este será um tempo dedicado a um tema específico trabalhado por um ou dois preletores de forma prática.

  • O Relacionamento Discipulador na Multiplicação de Discípulos – Roosevelt Arantes e Diogo Carvalho
  • A visão discipuladora dentro da Escola Bíblica – Marcos Paulo Ferreira
  • A importância do Relacionamento Discipulador na evangelização – Márcio Tunala

Além das grandes plenárias e do NA PRÁTICA, teremos em cada uma das noites as seguintes temáticas:

  • O que é a Visão de Igreja Multiplicadora (para quem está iniciando) – Fabrício Freitas e Fernando Brandão
  • O PGM Infantil – Jaqueline dos Santos e Elaine Santos
  • O PGM e a Plantação de Igrejas – Samuel Moutta e Cirino Refosco
  • O PGM e a sua Ação Missionária (Compaixão e Graça, Missões no Brasil e no Mundo)
  • Acreditado em Pessoas: Identificando, Capacitando e Enviando Novos Líderes – Márcio Tunala
  • Construindo um Bom Roteiro de PGM – Diogo Carvalho e Welington Martins
  • Fazendo uma Implementação Eficaz – Fabrício Freitas e Roberto Silvado
  • Cuidando Integralmente da Liderança – Sandro e Denise Pereira

Tudo isso e muito mais!

Faça a sua inscrição. Aproveite o valor promocional! INSCREVA-SE AQUI – https://e-inscricao.com/jmn/multiplique2015

Em Cristo, esperança nossa!

Anúncios

Deixe seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: