Igreja Batista da Glória

Um igreja da Convenção Batista Brasileira que deseja levar cada membro a viver como servo de Cristo.

A satisfação de conhecer a Cristo

Baixe a mensagem comentada

Atos 5.12-42

Introdução

  • O Espírito havia dado poder e uma vida diferente à igreja.
  • Consequência: os convertidos tinha temor, os líderes judeus, inveja, os demais respeitavam.
  • O dia a dia da igreja agora era marcada pela perseguição.
  • Como era possível ser satisfeitos com a fé que abraçavam?

I. A medida que conhecemos a Deus sabemos que Ele está conosco (vs.17-20)

  • Você não deve ter fé no que você quer crer, mas no que Deus diz que você deve crer.
  • Enquanto cumprimos nossa missão, Sua presença é ativa. (Romanos 8.28)
  • Por mais cegos que nossa aflição e culpa nos deixem, ainda é verdadeira a presença fiel de Deus. (Salmo 40.12-13)

Conhecemos um Deus que prometeu sua presença e cuja presença é ativa, e à medida que o conhecemos aprendemos a confiar em sua atenção a nós, mesmo quando nossos problemas e pecados aumentam. Assim, somos satisfeitos, simplesmente por conhecer este Deus.

II. Satisfeitos em Deus, preferimos temer a Ele do que a homens (vs.21-29)

Quando conhecemos a Deus, mesmo que alguns homens tentem nos desestimular a cumprir nossa missão de fazer discípulos, eles não tem o que nos oferecer que seja mais vantajoso do que conhecemos em Deus, por isso preferimos temer a Deus, do que a eles (Salmo 118.6; Mateus 10.28).

III. A má notícia do pecado é a partida para satisfação em Deus (vs.30-33)

O compartilhamento do evangelho íntegro não pode omitir a culpa do pecador. (Atos 2.23, 36; 3.13; 4.10; 5.30). Sermos honestos em compartilhar o estado pecaminoso do pecador não é falta de amor a ele. Pelo contrário, não compartilhar isso talvez seja expressão de amor e confiança própria. Não podemos dizer que permanecemos na doutrina dos apóstolos se tememos pregar o evangelho como eles pregavam.

IV. A satisfação de cooperar com Cristo vem da certeza do sucesso (vs.34-39)

O resultado da obra de Deus não pode ser avaliado em uma pessoa. A salvação da minoria não implica em falta de sucesso na obra do Senhor. Temos de uma forma global na Palavra de Deus três propósito: engrandecimento de Deus, o bem da sua igreja e salvação dos perdidos. Alguns perdidos serão salvos, todos os convertidos serão abençoados e Deus será sempre engrandecido. Isso é sucesso! Tudo que fizemos no Senhor poderá salvar os perdidos, certamente abençoará os convertidos e sempre engrandecerá a Deus. (I Coríntios 15.58).

V. A satisfação vem de nossa participação nos sofrimentos de Cristo (vs.40-41)

À medida que conhecemos a Cristo queremos conhece-lo mais, conhecer a ação simples, mas poderosa dEle em sua vida e participar dos sofrimentos com Ele. (Filipenses 3.7-10). Existem lugares muitos seguros dentro do cristianismo, da igreja, da célula. Mas, Cristo está nos chamando para onde há mais riscos, perigos e perdas! Onde não vão nos tratar tão bem, onde vão nos injuriar, maldizer, nos desonrar. (Hebreus 13.13; II Timóteo 3.12; I Pedro 4.1-14; Romanos 8.16-18; Filipenses 1.29; II Timóteo 1.8)

O momento que Deus foi mais glorificado, foi quando o seu Filho se entregou ao sofrimento ágape pela humanidade. Deus será mais glorificado em sua vida quando o mesmo amor for refletido na disposição de sofrer o que for preciso por causa do mesmo Deus. Você o conhece, é um grande prazer sofrer por Ele!

VI. A satisfação em cooperar com Cristo nos faz perseverar (v.42)

Deus tem agido desde muito tempo na história da humanidade e faz cerca de 2.000 anos que ele tem abençoado a humanidade através dos membros de sua igreja. O mundo tem ficado admirado com a fé dos cristãos e com a admiração que eles tem por seu Deus, evidenciado nos sofrimentos pelos quais passam.

Conclusão.

Conhecemos o Deus, que trabalha, enquanto servimos a Ele, que é impressionante demais para negamos sua missão, que é misericordioso demais para que as pessoas não conheçam sua culpa, cuja obra irá prevalecer contra as portas do inferno, cuja recompensa em glória não pode ser comparada ao sofrimento que tivermos por causa dele e pelo qual vale a pena perseverar.

Aplicação

  1. Alegre-se enquanto você está cumprindo sua missão, de pastor, de líder, de cristão. Você conhece a Deus e sabe que enquanto você está servindo a Ele e as pessoas, Ele está agindo.
  2. Alegre-se, mesmo que o mundo lhe dificulte e ameace para não cumprir sua missão. Você conhece a Cristo, sabe que Ele é impressionante demais para ser negado.
  3. Amorosamente, compartilhe com as pessoas a seriedade da culpa do pecado delas. Você conhece a Deus. Sabe como ele é misericordioso em perdoar e deve querer que outros saibam disso.
  4. Alegre-se, mesmo que o ministério pareça não gerar os frutos que você esperava. Mesmo que a célula ainda não tenha multiplica, e aquele discípulo ainda não tenha amadurecido e seu amigo ou parente não tenha se convertido. Você Conhece a Deus, e sabe que sua obra será bem sucedida.
  5. Alegre-se, se você sofrer por Cristo, você o conhece, sabe que ele vai compartilhar sua glória com você e suas atitudes estão mostrando que você tem o Espírito de Deus.
  6. Depois de ter sofrido, nos alegremos enquanto continuamos a cumprir a missão, você conhece a Deus, e você estar onde Ele estiver trabalhando.

Pense sobre isso…

  1. Você pode perceber o que Deus tem feito enquanto você cumpre a missão que Ele lhe deu?
  2. Que lugar onde você anda, você tem tido receio de cumprir a missão com receio das pessoas?
  3. Como você tem compartilhado a seriedade do pecado das pessoas ao compartilhar o evangelho?
  4. Como você deve reagir quando seu serviços no Reino parecem não estar tendo resultado?
  5. O que você pensa sobre a possibilidade de sofrer alguma coisa por cumprir sua missão de cristão?
  6. O que você parou de fazer no Reino e Deus quer que continue?

No encontro da célula…

  1. O que você conhece sobre Deus que o motiva a cumprir a missão de fazer discípulos?
  2. O que você mudou/ou deve mudar quanto a cumprimento desta missão?
Anúncios

Deixe seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: