VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR.

em

Apocalipse 2.1-7

Material extra(Áudio)

TEMA: A Escatologia e a Saúde da Igreja local.

INTRODUÇÃO.             

Os dias atuais e a doutrina dos últimos dias (Escatologia).

Vivemos num tempo onde a superficialidade doutrinaria e o pouco compromisso em estudar a bíblia, tem levado a grande maioria de cristão a uma serie, quase sem fim, de confusão teológica. Muitos textos, de diversas passagens bíblicas, tem sido distorcido e irresponsavelmente ensinado, de forma que, muitos crentes ficam confusos sobre o que realmente a Bíblia esta dizendo.  Muitos deles usam a própria os próprios pensamentos para determinar o que cada passagem quer dizer, ou seja, a interpretação fica a cargo da mente de cada pessoa e não das informações bíblicas. Esta forma imprudente de interpretação tem  sido aplicada também ao livro de apocalipse. Muita coisa tem sido dito a respeito dos acontecimentos finais. Os cristãos ficam confusos sobre quando será a volta de Cristo, se é antes ou depois da tribulação; se os dias em que vivemos já é os dias do apocalipse, pois, o mundo tem sido assolado por catástrofes, praga, doenças guerras e muitas mortes; se o chip é a marca da besta. Então muitos olham para tal cenário e por meio dele determinam que o que estamos vivendo é os dias do apocalipse. Com a célebre frase “tudo isso é as profecias se cumprindo”.  Porém em Mt.24:8 diz que o que estamos vivendo são principio de dores e não o apocalipse, ou seja, o fim das coisas.

Por que João foi exilado na Ilha de Patmos? (Ap.1.9-10).

João estava preso e exilado na ilha de Patmos por causa da pregação da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Sua fidelidade doutrinária fez com que as autoridades Romanas o levassem para a prisão. Quando João foi preso ele estava Éfeso ministrando a palavra de Deus naquela igreja e em outras igrejas da redondeza. Talvez por isso Deus o inspirou para escrever as cartas as sete igrejas da Ásia.

O esboço da carta (Ap.1.19).

Apocalipse é o único livro da bilia que o próprio Jesus faz questão de dar para João o esboço do livro. “As coisas que vistes as que são (cap. 1-3), e as que hão de acontecer depois destas coisas (Ap.4-22)”.  O livro esta dividido em três partes, mas tem dois momentos distintos na profecia. O primeiro, quando João recebe esta ordem para escrever as cartas, que vai do capitulo 1-3, que são as coisas que vistes e as que são. Ele recebe esta visão estando ainda na terra, na ilha de Patmos num certo domingo de 94-98 D.C . A segunda parte da profecia, que vai do cap.4-22, que se refere às coisas que hão de acontecer depois destas coisas, o apostolo João esta no céu e de lá recebe toda a profecia acerca do futuro. Portanto, as únicas coisas do livro de apocalipse que já aconteceram ou estão acontecendo são as dos capítulos 1-3. De 4-22 ainda esta para acontecer.

 

As cartas as sete Igrejas da Ásia.

Estas igrejas a que João se refere eram Igrejas reais, existentes na época de João. O curioso é que já naquele tempo existia uma porção de Igrejas, já naquele tempo (At.2:9-11), mas Jesus faz menção de apenas sete, porque este era um numero representativo, ou seja, este grupo de sete Igrejas tem em si todas as características das Igrejas de todos os lugares e de todos os tempos. Neste grupo de sete, temos

  1. Igreja em que o primeiro amor se perdeu (Ap.2.1-7: EFESO);
  2. Igrejas que são elogiadas por Jesus e que elas não receberam nenhuma advertência (Ap.2.8-11: ESMIRNA; Ap.3.7-13: FILADELFIA);
  3. Igrejas que eram baseadas na sensualidade (doutrina de Balaão e Nicolaítas (Ap.2.12-17: PÉRGAMO)).
  4. Igrejas que mulheres lideram (Ap.2.18-29: TIATIRA);
  5. igrejas que tem status, mas não tem vida (Ap. 3.1-6: SARDES).
  6. igrejas mornas e que Jesus esta do lado de fora (Ap.3.14-22: LAODICEIA).

Todas estas características estão presentes em todas as igrejas do mundo, não apenas nas do passado, mas também nas do presente e futuro. Por isso a repreensão a estas igrejas é tanto um padrão para cada igreja avaliar a si mesmo, para saber em que situação espiritual ela se encontra, como também uma exortação. Para aquelas que estão vivendo bem, são exortadas a que continuem firmes e suportarem as tribulações. E as que estão distantes de Deus são exortadas a se arrependerem de seus pecados e voltarem para o Senhor, que é rico em misericórdia (Rm.10.12; Ef.2.4).

A carta a igreja de Éfeso.   Há 30 anos, esta Igreja era elogiada pelo apóstolo Paulo por sua fé e amor de uns para com os outros (Ef. 1.15-16). Esta igreja se tornou exemplo ou modelo para as outras igrejas da região.

  1. UMA PALAVRA AO PASTOR DA IGREJA (1).

Jesus esta começando uma serie de ensino, repreensões e correção as sete igrejas da Asia. E em todas elas ele começa a carta falando ao anjo da Igreja. Facilmente a nossa mente quando ouve a palavra anjo é transportada para aquela figura de asas e roupas resplandecentes com cabelo loiro encaracolado. Porém, quando Jesus esta falando ao anjo da Igreja ele está se referindo ao pastor da Igreja e não ao ser de asas. Ele não esta dizendo que toda igreja tem um anjo da guarda.

  1. Porque Jesus chamaria a atenção de um anjo, quando o problema é com a igreja local?
  2. A própria palavra anjo significa: Mensageiro.

Aplicação:  Aqui Deus responsabiliza o pastor pelo estado da Igreja. Se ele esta sendo fiel como despenseiro de Deus (2 Co.4.1-2); se esta pastoreando bem o rebanho do Senhor (1 Pe.5.1-4). O grande ensino pra nós aqui é que toda mudança na vida da Igreja começa pelo pastor-líder. Irmãos, tudo aquilo que Deus quiser fazer em sua Igreja a respeito de mudança, ele vai falar primeiro com o pastor da Igreja. Por isso, nós devemos ficar atentos ao que Deus esta falando ao nosso pastor Dario.

 

  1. AS CARACTERISTICAS DO PRIMEIRO AMOR (2-3).

Jesus começa aqui destacando o que esta Igreja fazia que Ele gostava. Estas características são de uma igreja que estava vivendo os dias do primeiro amor

  1. Labor – lutar para preservar a verdade da palavra de Deus.
  2. A perseverança – Pureza doutrinária.
  3. Não pode suportar homens maus – Falsos mestres.
  4. Que põe a prova os falsos apóstolos (At.1.21-22).
  5. Ter andado com Jesus desde o seu batismo até a sua ressurreição e assunção ao céu.
  6. Ter visto Jesus resuscitado.
  7. Ter sido ministrado por ele.
  8. Ter presenciado seus milagres.

É importante destacar aqui que esta Igreja só conseguia viver tudo isso por causa de sua fidelidade e pureza doutrinaria. Pois não havia como passar por todas estas coisas sem que eles não vivessem, de forma fiel, as Escrituras. Em 2 Tm.3.12.

Aplicação: A característica mais forte do primeiro amor é uma vida firmada na Palavra do Senhor. Por meio desta firmeza e pureza doutrinaria conseguimos suportar provas por causa do nome do Senhor; podemos por a prova falsos mestres. Mas também podemos…

  • A PERCA DO PRIMEIRO AMOR (4).

Nos versos anteriores vimos que Jesus elogiou esta Igreja por sua firmeza doutrinaria e pelo zelo que tinha pela Palavra. Mas, como que uma igreja pode ser tão elogiada por Jesus e logo em seguida ser classifica como uma Igreja que abandonou o primeiro amor?

A QUEDA ESPIRITUAL.

“… Tenho, porém contra ti que abandonaste o teu primeiro amor…”.

A igreja de Éfeso era uma igreja modelo. Ela havia recebido muito ensino, tinha sido aprovada em sua tarefa de permanecer firme contra os falsos ensinos, elogiada pelo seu amor constante entre os irmãos pelo apostolo Paulo (Ef.1.15-16), porém, duas coisas foram fundamentais para a sua queda:

  1. Uma vida espiritual cheia de Orgulho.

Olhando para o que esta escrito em Tg.4.6 conseguimos entender o que levou Jesus a ficar contra esta Igreja. Vejamos: “porque Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes concede sua graça”. Esta igreja estava firme na Palavra por 40 anos, a despeito das dificuldades e perseguições que sofria, ela permaneceu firme no propósito de honrar e glorificar o nome de Cristo. Mas este amor e fervor espiritual dos Efésios, com o passar do tempo, havia se tornado em soberba e ortodoxia fria e mecânica, ou seja, eles eram meros religiosos, que faziam as coisas de Deus de forma mecânica, sem vida, sem amor sem paixão.

Meu testemunho.

 

 

  1. Uma vida espiritual mecânica.

A forma mecânica de agir os caracteriza por uma vida fria e movida por mera religiosidade. Jesus disse que os seus discípulos seriam conhecidos pelo amor (Jo.13.35), e em Jo.14.21,23 ele mostra que o amor é vivido num relacionamento com o Deus-Pai e com Deus-Filho por meio da obediência amorosa a Palavra.

Aplicação: Muitos cristãos estão frios na sua vida espiritual por conta de orgulho e uma vida ministerial mecânica. Alguns creem que estão tão bem e sabem o que estão fazendo que já não se submete à liderança espiritual do pastor ou líder de sua célula. Normalmente são pessoas que caminham distante da liderança achando que o seu pensar e agir e que estão certos e não os de seus lideres. Se você esta vivendo assim.

(a soberba e a vida espiritual mecânica, levaram os crentes desta igreja a viver um desvio gradativo. Desvio gradativo não traz a ideia de uma pessoa que largou o Senhor e foi pro mundo e viveu tudo que queria e depois voltou pra igreja. Não! Alguém que faz isso ele é uma pessoa que nunca foi salva. O crente nunca volta pro mundo. Desvio gradativo acontece na vida do salvo.  Eis algumas características do desvio gradativo: Eles já na oravam como antes, não liam as escrituras com a fé e paixão que tinham antes, ir aos encontros, seja de célula ou do domingo virou um programa, evangelizar não é mais feito e pra piorar, ele se conforma a sua atual situação. Você consegue se lembrar de como era a sua vida nos dias do primeiro amor? O que você fazia, que hoje parou de fazer? Se você parou de fazer todas estas coisas na mesma intensidade dos dias do primeiro amor, então você esta vivendo um desvio gradativo. )

Mas, não quero deixar você sem esperança hoje a noite. No seguimento do texto Jesus dá as diretrizes para sair desta situação de desvio. Ele diz:

  1. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR (5-7).

Três coisas são ordenadas para que haja uma restauração espiritual de alguém que sofreu ou esta sofrendo de desvio gradativo.

  1. Lembra onde caíste (5a). O processo de esquadrinhamento do coração (Sl.139.23-24).
  2. Arrepende-te (5b). Concordar com Deus. Esta relacionado a confissão e abandono de pecado (Pv. 28.13).
  3. Volte às primeiras obras (5c). Recomeçar de onde parou. Voltar a praticar princípios bíblicos que foram negligenciados ().

A REPREENSÃO.

O candeeiro aqui aponta para uma figura do A.T que ficava dentro da tenda da congregação, no santo lugar. Sua função era iluminar e apontava para a luz de Cristo que ilumina em meio à escuridão. Como Jesus anda no meio dos sete candeeiros, então ele é quem produz a luz para a vida espiritual das igrejas, assim como a de cada crente.

A PROMESSA (7).

Esta é uma promessa para todo crente verdadeiro.

 

 

CONCLUSÃO E LIÇÕES PRÁTICAS:

VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR.

  1. LEMBRA ONDE CAIU. Tire um tempo com o Senhor ainda hoje ou nesta semana e em oração peça que o Espírito Santo sonde o seu coração e mostre onde você falhou em sua caminhada de fé, o que fazia pro Senhor e o que deixou de fazer.
  2. ARREPENDA-SE. À medida que o Espírito Santo revelar em sua mente quais pecados você tem cometido ou cometeu, se arrependa, confesse e abandone todos eles. Lembre-se, arrependimento é concordar com Deus.
  3. VOLTE AS PRIMEIRAS OBRAS. Voltar às primeiras obras é lembrar o que você parou de fazer em sua vida cristã e começar a fazê-las novamente. Faça uma lista de coisas que parou de fazer pra o Senhor apresente ela para o seu discipulador e se comprometa a viver em sua célula.
  4. O SENHOR REPREENDE. Entenda que a repreensão do Senhor em sua vida é uma manifestação clara e visível do quando ele te ama.
  5. ESPERANÇA PARA O SALVO. Tenha esperança, pois em sua luta contra o pecado Cristo venceu o pecado e eu e você somos mais que vencedores.

 

 

Deixe seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s