Romanos 12.3-8

Material extra(Áudio)

  1. Deus o salvou para ser útil às pessoas com quem convive (v.3)

“Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês…”

15Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. (Efésios 4.15-16)

  1. Sirva tendo um conceito de você mesmo equilibrado pela fé (v.3)

“…ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”

“De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade”. (I Coríntios 12.18)

Desfaça os conceitos errados do seu ministério

  • “Não vou profetizar porque tenho medo de descobrirem que errei na profecia; ” ao invés de pensar: “Conforme creio, tenho uma profecia, gostaria que julgassem se ela vem de Deus ou não”.
  • “Tenho vontade de servir, mas, isso é pouco reconhecido entre meus irmãos”. Ao invés disso, “Vou servir e que o Senhor me use poderosamente nisso”.
  • “Percebo que Deus me deu dom ensinar, mas, já tem gente que ensina melhor que eu”! Ao invés disso: “Quero aproveitar as oportunidades para ensinar e se precisarem de mim estarei disponível”;
  • “Deus me usa para dar ânimo, mas, nem tem ministério reconhecido na igreja para isso”!, ao invés disso: “Vou aproveitar cada oportunidade para animar as pessoas”.

 

  1. Seja equilibrado e entenda o equilíbrio do corpo de Cristo (vs. 4-6a)

4Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, 5assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.”. (4-6a)

“Assim, há muitos membros, mas um só corpo”. (I Coríntios 12.20)

  1. Seja fiel no uso dos seus dons (vs. 6b-8)

“…Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 7Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; 8se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.

 “1Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. 2O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis”. (I Coríntios 4.1-2

Concluindo

  • Deus o salvou para ser útil ao Seu corpo.
  • Ele deu a você dons e fé necessária para isso.
  • Não deseje o dom que lhe agrada, mas o que Deus lhe concedeu.
  • Seja fiel. Use seu dom com intensidade e forma que Deus determinou.

Resumo: Um cristão equilibrado exercita seu dom, confiando no poder de Deus, sem pensar em ser reconhecido, mas focado em fazer isso intensamente, da forma como Deus ordenou.

 

Pense e viva

  • Se não tem colocado seu corpo a disposição do Corpo de Cristo, faça isso agora.
  • Peça ajuda ao seu discipulador ou líder para descobrir seus dons.
  • Estude sobre como usar seus dons para a edificação do Corpo e pratique fielmente.
  • Memorize Romanos 12.3 (Caso não esteja no Caminho do Discipulado)

 

Anúncios