https://www.youtube.com/watch?v=Iod-DzLK93o&feature=youtu.be

1 Reis 19. 1-18

Roteiro do encontro

Devocionais de 3 a 6 anos

Devocionais de 7 a 10 anos

Encontro de célula infantil

Introdução:

– Qual era o contexto em que vivia Elias

I-   Acabe foi o pior rei de Israel – 1 Reis 16.30-31 /21. 25-26

II-  Acabe instituiu o culto a Baal (Deus da chuva e fertilidade)

III- Elias profetizou que não iria chover e por 3,5 anos não choveu (1 Reis 17.1)

IV- Deus avisou a Elias que iria chover e Elias matou 850 profetas e participou de muitos milagres (1 Reis 18)

1- O que Elias esperava de Deus?

– Talvez Elias esperasse mais. E após todos os milagres, nada mudou? (1 Reis 19.1-4)

I-   Acabe continuou reinando e Jezabel ainda ameaçou Elias de morte – vs 2

II-  Elias teve medo e fugiu – vs 3

III- Ficou triste se isolou e pediu a própria morte – vs 4

2- O que Deus esperava de Elias?

– Que Elias simplesmente obedecesse e abrisse o seu coração – 1 Reis 19.5-10

I- Elias havia se entregado a tristeza, mas Deus deu ordem para que ele se alimentasse, voltasse a sua rotina, se fortificasse e saísse dali. Elias, reconhecendo a soberania e sabedoria de Deus e sua palavra, simplesmente obedeceu. Precisamos sempre lembrar que, apesar das dificuldades e dos momentos de tristeza, a nossa esperança estará sempre em Deus:

 

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.  (Salmos 42:11)

 

3- O que Elias esperava de Deus?

– Talvez Elias esperasse mais milagres? E … (1 Reis 19.11-12)

I-         Deus queria simplicidade…

“… E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave”.

Quantas vezes damos atenção ao nosso coração, aos nossos desejos e procuramos orientação e justificativa em muitas outras coisas, quando o que Deus quer é que apenas ouçamos e pratiquemos a sua palavra:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. (João 17.17)

 

4- O que Deus esperava de Elias?

– E Deus também queria que Elias enxergasse o seu coração:  1 Reis 13.14

 “E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

 

I- Deus deu a oportunidade para Elias enxergar o seu coração. Quando ele perguntou: O que você está fazendo aqui, Elias? Deus permitiu Elias se abrir e demonstrar toda a expectativa que ele tinha gerado em seu coração e que o deixou triste e fez ele ter uma atitude de isolamento que contraria a orientação bíblica. Elias esperava mais depois dos milagres, e a frustração de ver que nada mudou em relação a Acabe e ainda ter de conviver com as ameaças de Jezabel o deixou frustrado e triste. Ele abriu o seu coração e tomou uma atitude que faz toda a diferença, simplesmente obedeceu a Deus.

Nós também sofremos frustrações, desilusões que nos deixam tristes e a palavra de Deus nos mostra que mesmo sendo servos do Senhor, mesmo estando bem espiritualmente, como Elias, não estamos imunes às influências de nosso coração.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a TRIBULAÇÃO produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança”. (Romanos 5.3-4)

Por isso quando passarmos por situações assim, precisamos nos autoconfrontar e buscarmos está na presença do Senhor e perguntar: “O que eu estou fazendo aqui?”. Preciso ter a coragem de enxergar o que a tribulação mostrou o que tem no meu coração e permitir que Deus, através da obediência a sua palavra, trate-o e cure-o,

5- O que Deus esperava de Elias?

– Que ele se preocupasse apenas em agradá-lo e confiar que tudo está sob o Seu controle e tudo que Ele prometeu irá se cumprir.   (1 Reis 13.15-18)

O que Deus disse que iria fazer Ele fez: “Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”. (1 Reis 18.1)

I- Deus mostrou para Elias que ele nunca tinha ficado só…

“No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram“.

(1 Reis 19:18)

CONCLUSÃO

  • Mesmo um homem de Deus pode sofrer quando escuta o seu coração – vs 3-5
  • Preciso aprender a agradar-me/deleitar-me no Senhor – Salmo 3. 4-5
  • Preciso saber que não estou só e preciso ser sincero e confessar as minhas frustrações a Deus e aos meus irmãos – Tiago 5.16 e vs 10
  • Deus e Sua palavra são simples e os milagres são Dele – vs 11-13

TAREFAS

1- Leia os capítulos 18 e 19 de 1 Reis

2- Se você estiver muito triste, esta semana levante, se alimente, busque ao Senhor e peça ajuda a alguém de sua confiança e que é temente a Deus?

3- Memorize e medite em Romanos 5.3-4 e faça um plano do que precisa mudar em sua vida.

 

PERGUNTAS

1- O que Deus lhe falou nessa mensagem?

2- O que você Deus quer que você faça?

3- Como você vai implantar as mudanças que Deus quer que você faça?

Anúncios